Universidade Nova de Angola - UNANG

unang

A UNANG é o maior projecto da FESA no âmbito da educação e pretende ministrar cursos que ainda não existem em Angola, como Engenharia de Telecomunicações, Aeronáutica, Metalurgia e Transportes.

A UNANG fará formação clássica para o ensino presencial convencional, mas estará também preparada para ministrar cursos à distância. Os planos de estudo, os currículos e programas têm sido elaborados por professores catedráticos da algumas Universidades brasileiras.

A FESA tem na sua carteira de projectos um programa que visa inverter a tendência ao agravamento da oferta a cidadãos em condições de ingressar no ensino superior em Angola e reduzir a carga financeira do governo com os estudantes no exterior do país.

A Fundação Eduardo dos Santos propõe-se, assim, por um lado, incentivar a investigação científica, o ensino à distância e, por outro, implementar o projecto de criação da Universidade Nova de Angola - UNANG, com o suporte de outras Universidades e Fundações com quem já assinou protocolos de cooperação. 

Contexto: 

A educação constitui um dos pilares da missão da Fundação Eduardo dos Santos. Em vinte anos a FESA com o suporte dos parceiros desenvolveu iniciativas em diversos domínios da educação, com base nas necessidades básicas como a alfabetização, o ensino básico e superior.

Em 1998 a FESA iniciou o desafio de colocar no mercado da educação uma instituição académica centrada na investigação científica - a Universidade Nova de Angola – UNANG, aprovada pelo Conselho de Ministros através do Decreto 30/2000 a UNANG ainda se encontra na fase de construção.

A Universidade Nova de Angola – UNANG foi um dos primeiros programas da FESA cuja implementação tem sido adiada considerando as necessidades de assistencialismos mais urgentes, devido aos impactos negativos que a guerra produziu sobre Angola.

A Educação Superior realizou um salto quantitativo e qualitativo diversificando o acesso ao Ensino Superior. O desenvolvimento do país cria oportunidades e apresenta o desafio do surgimento de mais Universidades para o alcance do ensino de excelência vocacionado para o desenvolvimento de Angola.

A UNANG é o maior projecto da FESA no âmbito da educação, e visa alavancar os três pilares, a educação, a saúde e o desenvolvimento social através de vários graus académicos e de pesquisas. Volvidos catorze anos de paz a reestruturação desta Fundação e a sua transição de implementadora de programas de emergência, bolsas de estudo e realização de fóruns de investigação académica para o direccionamento de recursos a operacionalização da UNANG.

Os resultados da última década permitiu a aquisição de experiência para o início do maior objectivo da FESA, que é o investimento no capital humano assente no pilar da educação, direccionada a ciência e a pesquisa.

A UNANG deve estar imbricada no desenvolvimento de Angola, o que a define como uma Universidade voltada para o atendimento de determinadas demandas e necessidades da população e do Estado, tanto em nível conjuntural quanto em nível estrutural.

“O potencial da UNANG é significativo e se encontra na perpectiva idealizada pelo patrono da FESA. Associa a experiência do cidadão angolano, adquirida pela adversidade e coragem, com a qualidade académica a ser ofertada. Esta combinação, com certeza, fará com que o profissional formado pela UNANG tenha a capacidade de conhecer e interferir na realidade angolana, com uma maneira de agir".

Objectivos

Na década de 90, a FESA priorizou o envio massivo de estudantes angolanos para o estrangeiro, oferecendo cursos principalmente nas áreas e especialidades não existentes no país, no domínio das engenharias e das ciências médicas. O Projecto UNANG pretende contribuir para aligeirar esse problema alcançando dois objectivos:

1. Oferendo cursos de alta qualidade, para formação de uma elite de técnicos e profissionais de diversos níveis e perfis, principalmente nas áreas que não existem em outras instituições de ensino, investindo seriamente na formação, na pesquisa e na tecnologia.

2. Contribuindo determinadamente para transformação rápida da situação de carências da nação, em termos de recursos humanos qualificados.

Visão

A FESA estabeleceu vários acordos com instituiçoes académicas nacionais e internacionais, visando a realização de acções conjuntas e de cooperação e intercâmbio em diversos domínios.

Este acordos, permitiram, por um lado, a atribuição bolsas de estudo aos estudantes angolanos e, por outro lado, contar com o “know how”, para elaborar o projecto da Universidade Nova de Angola – UNANG. Entre os quais, a participação activa de alguns dos trezentos académicos formados ao abrigo destes acordos, com predominância, nos domínios das engenharias e da saúde.

Missão 

A missão específica da UNANG esta voltada para um projecto nacional, interagindo com o ideário da reconstrução nacional. Isto passa a ter uma grande importância face à actual situação do ensino superior em Angola.

A UNANG tem como missão à formação de recursos humanos qualificados em Angola e para actuarem no país.

No caso da Universidade Nova de Angola – UNANG, a sua missão é acrescida pelos objectivos e metas da Fundação Eduardo dos Santos – FESA, criadora e mantenedora dessa nova instituição.

O que está realizado

  1. Estatutos da UNANG
  2. Estatutos da Carreira Docente
  3. Regulamento do Regime Académico
  4. Regulamento Geral do Sistema de Avaliação de Aprendizagens
  5. Regulamento de Estágios
  6. Regulamento da Actividade Docente
  7. Regulamento para Elaboração a Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
  8. Regulamento dos Direitos, Conduta e Regime Disciplinar dos Estudantes
  9. Código de Conduta dos Trabalhadores da UNANG
  10. Organigrama da UNANG
  11. Direito de Superfície
  12. Projecto de arquitetura do Campus Universitário
  13. Projecto Institucional
  14. Projecto Pedagógico
  15. Estudo de Viabilidade – em fase de reavaliação a luz da nova legislação do Ensino Superior

Financiamento

Para contribuir para o financiamento da UNANG, e garantir o funcionamento de um sistema de bolsas internas destinados a alunos excelentes, filhos de famílias de renda baixa, serão criadas duas unidades autónomas para funcionar em moldes comerciais:

Uma unidade para formação profissional (cursos por encomenda) e ensino a distância – Instituto de Ensino Permanente – INEP.

Uma unidade para consultoria, projecto e investigação aplicada – Unidade de Consultoria Investigação e Projectos - UCIP

A gestão económica dessas duas unidades ficará a cargo de uma Sociedade Para o Ensino Superior e Investigação Científica de Angola (SESICA), que terá como sócios entidades singulares e colectivas convidadas pela Fesa, os membros da Assembleia Geral da Fundação que o desejarem, e outras Fundações, Universidades e Instituições que aceitem aderir.

Oferta de cursos

A UNANG ministrará cursos nas áreas das ciências tecnológicas, médicas, naturais, económicas, financeiras, sociais, politicas, humanas, da motricidade e das artes.

A UNANG levará em conta as orientações do Plano Nacional de Formação de Quadros - PNFQ. Por exemplo, as necessidades apontam para 34 especializações em Ciências Médicas e da Saúde e 10 em Enfermagem.

O Plano Operacional da UNANG chama a atenção para a concepção dos cursos e de cada disciplina, engajando para o efeito equipas especializadas. Cada uma destas equipas deve ser coordenada no mínimo por 2 professores. Admitindo uma ordem de grandeza de 40 disciplinas por curso, será o necessários pelo menos 80 especialista a conceber um curso.

A estrutura modular dos cursos da UNANG permitirá três níveis de formação superior:

  • Modulo Tecnológico – Bacharelato (Diploma)
  • Modulo Avançado – Licenciatura (Diploma)
  • Módulo Instrumental (Certifica)

A tabela ilustra os cursos a serem lecionados nos primeiros cinco anos:

  

Projecto de arquitectura (vídeo)

 

 

 

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates