• Home
  • Nosso Contributo
  • Saúde
  • Doação do Centro de Saúde do Negage

Doação do Centro de Saúde do Negage

Cahiri

A comunidade de Cahíri e as circunvizinhas testemunharam no passado dia 13 de Agosto de 2015, o acesso a melhores serviços de saúde pública, com a Inauguração do Centro de Saúde construído de raiz e completamente apetrechado pela FESA. 

O centro de saúde foi construído na aldeia Cahiri devido à grande densidade populacional da região e tendo em conta a necessidade de aproximar os serviços sociais básicos da população. Ao pronunciar-se em nome do Governo Provincial do Uíge, o Director  Provincial da Saúde, Dr Manuel Zangalacomeçou por afirmar que finalmente vê-se concretizado um sonho antigo, o acesso aos serviços de saúde publica sem a necessidade de percorrerem mais de 16 km. Este sonho dificílmente ter-se-ia materializado, sem o apoio quase que incondicional da Fundação Eduardo dos Santos “FESA” que através do seu Presidente, Dr. Ismael Diogo da Silva e o seu Director Geral Dr. João de Deus Gomes  Pereira, não mediram esforços para a melhoria dos serviços de saúde e em particular da assistência as grávidas e aos recéns nascidos contribuíndo desta forma para o aumento dos indicadores relacionados a redução da mortalidade infantil.

Por sua vez, o  Administrador Municipal do Negage salientou que o Centro de Saúde  vai beneficiar 8.240 populares das Aldeia de Cahíri, kimbanze, Piki e Dambi estas ùltimas pertencentes ao Município do Uíge. E o Director Geral da FESA que interveio no acto inaugural em representação do Presidente da FESA, Dr. Ismael Diogo da Silva, começou por saudar todos os membros e dirigentes da Comuna de Cahíri e kimbanze.

O Director Geral  frisou que a  FESA no âmbito da sua estratégia, propôs-se a  concluir o Programa de Construção de Infraestruturas de Saúde na qual se enquadra também a inauguração do Centro de Saúde de Cahíri, cujo objectivo é melhorar o acesso a saúde pública em geral, e a redução da mortalidade infantil em particular. O edifício para além de cumprir a sua função social é também elemento de promoção urbana pelo que apelou à sua correcta utilização e manutenção.

O regozijo da população foi expresso pela entoação de  uma musica cujo refrão é “ O Povo de Cahíri ganhou!”. As mensagens da Regedoria Deolinda Rodrigues e  do  Sobado do Kimakila “reconhecem o empenho, a dedicação e  a prespicácia  que o Engenheiro José Eduardo dos Santos  tem demonstrado na resolução dos problemas do povo”.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates