Fazer perdurar a História

busto njinga

No intuito de contribuir para a promoção da cultura e da história de Angola, a FESA em parceria com os Ministérios da Cultura, da Família e Promoção da Mulher e do Governo provincial de Luanda, proporcionou a reconstituição da figura da rainha N´jinga-A- Mbande.

Como resultado, em 2002 foi erguida a estátua da rainha N´jinga-A- Mbande no pedestal do largo do Kinaxixi, hoje resguardada no Museu das Forças Armadas.

Por outro lado a FESA tem atribuido o nome de figuras históricas às infraestruturas sociais construídas ou reabilitadas, como forma de contribuir para o seu conhecimento e memória.

São os casos das escolas Pedro de Castro Van Dúnem “Loy”, Pascoal Luvualu, Semione Mucune, Paiva Domingos da Silva, Imperial Santana, entre outros.

A FESA atribiu, igualmente, a algumas dessas instituições, como reconhecimento a figuras que estiveram na sua origem e contribuíram para a sua afirmação na sociedade o nome de algumas das figuras que fizeram a sua história. É o caso do engº João Beirão, cujo busto se encontra no Instituto Médio Politécnico de Viana que tem o seu nome. A infraestrutura foi construída e doada ao Governo provincial de Luanda pela FESA em 2010.

 

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates