XX Jornadas Técnico-Científicas

A Fundação Eduardo dos Santos – FESA realizou, entre os dias 25 e 28 de Outubro de 2016, no Palácio dos Congressos, as XX Jornadas Técnico-Científicas. 

Sob o lema: “A EXPERIÊNCIA DE ANGOLA NOS PROCESSOS DE RECONCILIAÇÃO NACIONAL, RECONSTRUÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL”, as Jornadas Técnico – Científicas enquadram-se nas comemorações do 20º aniversário de criação da FESA e do 74º aniversário natalício do seu Patrono e Instituidor, o Engº José Eduardo dos Santos.

O evento contou com a participação em média 800 pessoas, entre, Deputados da Assembleia Nacional, membros do Executivo Angolano, Órgãos de Defesa e Segurança, Corpo Diplomático acreditado em Angola, Entidades Eclesiásticas e Autoridades Tradicionais, profissionais de diferentes sectores de actividade, estudantes universitários, representantes da sociedade civil, escuteiros, membros do Conselho de Curadores e da Assembleia Geral da FESA, entre outros.

Na abertura das XX Jornadas Técnico-Científicas, o Ministro da Defesa Nacional da República de Angola, o Dr. João Manuel Gonçalves Lourenço, afirmou que “a paz trouxe novos desafios, nomeadamente a reinserção social de milhares de ex-combatentes que outrora lutaram de armas na mão entre irmãos e que necessitam doravante de continuar a lutar, mas desta vez, não para destruir ou matar, antes pelo contrário, para construir, lutar pelo sustento das suas famílias, munidos de outro tipo de armas, instrumentos e ferramentas de trabalho”.

Realçou ainda a importância das XX Jornadas e felicitou a FESA pela iniciativa, concluindo que, tal como na ciência, onde cada descoberta deve ser partilhada e divulgada para o bem da humanidade também, na política, os casos de sucesso devem ser partilhados e divulgados. E rematou: “eis a razão por que Angola vem desempenhando um papel de relevo no processo de pacificação da Região dos Grandes Lagos”.

Durante a sessão de abertura foram apresentadas três mensagens, nomeadamente; do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola – CICA, do Conselho Nacional da Juventude - CNJ e da Fundação Eduardo dos Santos - FESA.

Para o êxito das XX Jornadas Técnico-Científicas e, de modo a permitir uma profunda reflexão e ampla abordagem da temática proposta, foram convidados, moderadores e palestrantes, sendo 30 nacionais e 12 estrangeiros, provenientes da África do Sul (1), Argélia (1), Rwanda (1), Espanha (1), Brasil (3), Portugal (1), Reino Unido (2) e China (1), bem como das agências das Nações Unidas nomeadamente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e o Habitat.

Na sessão de encerramento, o Ministro dos Transportes, o Dr. Augusto da Silva Tomás falou sobre a reconciliação nacional, reinserção social, bem como da situação sócio-económica que o país regista.

Na mensagem da Associação dos Antigos Combatentes, o presidente, o Dr. Constantino dos Santos, reconheceu a honra e a glória aos heróis de guerra, bem como os esforços destes que devem ser compensados, tendo afirmado também que todos estão comprometidos em semear a paz, a reconciliação nacional, a reinserção social e a reconstrução do país.

As sessões de trabalho contaram com a apresentação e discussão de 15 temas distribuídos por quatro painéis, designadamente:

PAINEL I – “ O PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO NACIONAL

PAINEL II – “A GLOBALIZAÇÃO E OS RISCOS CIVILIZATÓRIOS”

PAINEL III – “O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL”

PAINEL IV – “ANGOLA, PROCESSOS DE REINSERÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS”

Algumas conclusões e recomendações resultantes das XX Jornadas Técnico-Científicas:

Conclusões:

  • O clima de Paz e o normal funcionamento das instituições são já uma realidade que permitem dar passos importantes para garantir o pleno desenvolvimento económico e social do País;
  • A necessidade de se continuar a trabalhar para a consolidação da Paz e da reconciliação nacional num movimento inclusivo onde todos possam dar o seu contributo;
  • A participação multidisciplinar das Forças Armadas de Angola nos processos de reconciliação, reconstrução e reinserção se estendem a desminagem, a recuperação de estradas: ao Programa Nacional de Alfabetização, a assistência médica e medicamentosa, aos programas de erradicação de doenças endémicas e as calamidades naturais;
  • As organizações da sociedade civil angolana consideram que a democracia representa uma possibilidade concreta das populações, participarem de modo organizado e eficaz na governação a todos os níveis;

Recomendações:

  • O processo de reconciliação nacional tem de ser cultivado e aprofundado no diálogo permanente e construtivo com todas as forças vivas do País, sobretudo com a juventude, exaltando os valores morais, cívicos e de patrióticos;
  • A aposta nos recursos humanos seja reforçada por constituir um factor decisivo para que o processo de reconciliação nacional se consolide, pois o Homem é factor determinante do desenvolvimento sustentável;
  • Que, as experiências das primeiras urbanizações que alavancaram o desenvolvimento urbano no período dos anos 90, concretamente o Programa Luanda Sul, pela EDURB, possam servir de exemplo a considerar no que diz respeito às Parcerias Publico-Privadas como forma de concretização e accões futuras. 
  • Se preste atenção especial aos grupos vulneráveis que apresentam um conjunto de desafios complexos distintos e transversais, entre os quais as crianças, idosos em situação de dependência, pessoas com deficiência e ex-militares.

Síntese das XX Jornadas Técnico-Científicas aqui:

Veja algumas Comunicações das XX Jornadas Técnico-Científicas:

Relembramos que os resultados das XX Jornadas Técnico-Científicas, assim como os discursos e mensagens proferidos, serão objecto de publicação em colectânea e digital a serem disponibilizadas oportunamente.

PAINEL I - O PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO NACIONAL  aqui

PAINEL II - A GLOBALIZAÇÃO E OS RISCOS CIVILIZATÓRIOS aqui

PAINEL III - O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL - TEMA 8 aqui

PAINEL III - O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL - TEMA 9 aqui

PAINEL III - O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL - TEMA 10-11 aqui

PAINEL IV - ANGOLA, PROCESSO DE REINSERÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS aqui

MENSAGENS E DISCURSOS DAS XX JTC aqui

Veja o vídeo:

 

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates