II Conferência Internacional sobre o Consumo do Álcool e Drogas

A Fundação Eduardo dos Santos – FESA em parceria com o Instituto Nacional de Luta Anti-drogas - INALUD, realizou na cidade do Lubango de 29 de Junho a 01 de Julho de 2016, a 2ª Conferência Internacional sobre Consumo de Álcool e Drogas.

Sob o lema “Por uma Angola Sã Livremo-Nos das Drogas e da Toxicodependência” a mesma teve o objectivo foi de analisar a problemática do consumo de Álcool e a Toxicodependência em Angola.

Este evento contou com a presença de muitos jovens e especialistas nacionais e estrangeiros com experiência reconhecida internacionalmente no combate ao consumo de álcool e drogas, um flagelo que afecta milhares de jovens e adultos nos vários países do mundo.

Na abertura da conferência, a Secretária de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, a Dra. Maria Isabel Tormenta, anunciou que que está em fase de elaboração a Proposta de Lei sobre o Regime de acesso e consumo de bebidas alcoólicas que estabelecerá o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e abertos ao público.

Ainda no domínio da legislação, a Directora do INALUD, Dra. Ana Graça afirmou que “a lei está feita, está a ser discutida, estamos a fazer a consulta pública, estamos a receber o máximo de contribuições possíveis para quando for aprovada possa cobrir todas as lacunas que até aqui existem”.

Durante três dias, foram apresentados 15 temas inseridos em dois painéis, o primeiro sobre o “Quadro Legal e Estratégias de Combate” e o segundo sobre as “Experiências Internacionais”.

Países como Moçambique, já implementaram políticas que visam o combate do uso do álcool e drogas, segundo o palestrante, o Dr. Luís Cezerilo “é proibido a venda de álcool e tabaco nos postos de abastecimento de combustível, num perímetro dos estabelecimentos de ensino, venda de álcool à menores de 18 anos”, enfatizando que e lei é punível para os que compram e facilitam aos menores.

Algumas das conclusões e as recomendações que saíram da II Conferência.

 

Conclusões:

1. O alcoolismo e o consumo de drogas é um problema que transcende as barreiras da Saúde Pública, e constitui um grave problema com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade;

2. É preciso fazer o mapeamento e a divulgação dos serviços de prevenção e reabilitação dos toxicodependentes no país por províncias;

3. A toxicodependência não se combate excluindo o toxicómano, mas sim propondo uma luta à qual ele possa aderir, passando pela identificação dos seguintes desafios:

  • Intensificar as campanhas de Prevenção
  • Melhorar a Avaliação e diagnóstico
  • Proposta de tratamento
  • Tratamento e reabilitação
  • Melhorar o apoio psicossocial prevenindo a recaída
  • Intensificar a Formação e capacitação dos Recursos Humanos

 

Recomendações

1. É urgente incidir a nossa acção na prevenção, educação e sensibilização de toda a família, através dos meios de comunicação social e de todo o sistema de educação dos nossos Países;

2. Deve-se reforçar através de campanhas de sensibilização os mecanismos de informação contra o consumo de bebidas alcoólicas por mulheres em estado de gestação;

3. A necessidade urgente de uniformização dos protocolos terapêuticos o que permitirá que sejam usados por todos os profissionais (médicos, enfermeiros e outros), em todos os níveis de atenção, para melhorar o atendimento e aumentando assim, o nível de satisfação dos pacientes, familiares e comunidade;

4. Devemos rever as nuances de uma política proibitiva, que poderá ser geradora de estigmas, marginalização e criminalidade, por uma política mais aberta, voltada para a prevenção, reinserção e ressocialização do cidadão.

Veja algumas Comunicações da Conferência:

Relembramos que os resultados da 2ª Conferência Internacional sobre Consumo de Álcool e Drogas, assim como os discursos e mensagens proferidos, serão objecto de publicação em colectânea e digital a serem disponibilizadas oportunamente.

Síntese da Conferência aqui

MENSAGENS aqui

PAINEL I - QUADRO LEGAL E ESTRATÉGIAS DE COMBATE

PAINEL II - EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

Veja o vídeo:

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates