Bolseira da FESA investiga a Anemia

O programa de bolsas de estudo da FESA reconhece o papel primordial da educação como factor de desenvolvimento e visa estimular a investigação e a valorização dos recursos humanos nacionais que pretendam prosseguir e atualizar os seus conhecimentos nos vários ramos do saber.

No âmbito do Protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian, a bolseira da FESA, Cláudia Fançony, encontra-se a frequentar o curso de doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto (Portugal), cujo trabalho de campo está a ser realizado no Centro de Investigação em Saúde de Angola – CISA, com o apoio técnico-científico da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa e do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Portugal).

A tese de doutoramento, o projecto das "Anemias" é um importante projecto para o CISA, cujo título público é: “Anemia e seus agentes etiológicos preveníveis em crianças em idade pre-escolar do Bengo, Angola”.

Este estudo visa ampliar o conhecimento sobre o peso global das causas sociais, económicas, educacionais, moleculares e infecciosas desta condição e testar o efeito de intervenções educacionais comunitárias em nutrição e WASH/malária na ocorrência da anemia e suas causas preveníveis. 

Veja o Resumo da Tese aqui.

 

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates