No âmbito da II Conferência Internacional sobre a Cultura de Paz realizada pela FESA e a UNESCO em Dezembro de 2016, na cidade de Luena, província do Moxico, o Departamento África da UNESCO co-organizou com o CEPS (Centre d’Etude et de Prospective Stratégique) e a Delegação permanente da França junto da UNESCO um jantar debate com o tema: “A Cultura de Paz, a Juventude e os Processos Eleitorais”, no dia 30 de Maio de 2017, na Sede da UNESCO em Paris.

Com a realização desta conferência, a UNESCO e o CEPS pretenderam dar maior visibilidade aos resultados da Conferência de Luena sobre Cultura de Paz, e destacar os esforços da FESA na contribuição ao programa da Prioridade África da UNESCO: “Promoção da Cultura de Paz e Não-violência em África”.   

Assim sendo, a FESA na qualidade de Presidente da Rede de Fundações e Instituições de Pesquisas para a Promoção de uma Cultura de Paz em África, foi representada pelo Dr. João de Deus Gomes Pereira, Diretor Geral e pelo Dr. Manuel Silva, curador desta fundação. A participação da FESA deu visibilidade à instituição enquanto protagonista da sociedade civil na dinâmica da promoção da Cultura de Paz no nosso país e no continente africano. 

Durante a sua estádia em Paris, o Director Geral teve alguns encontros com o secretariado da UNESCO, onde abordou temas sobre a educação, ciências humanas e socias questões ligadas com a cultura de paz e desenvolvimento sustentável, a juventude e o diálogo intercultural e inter-religioso no continente africano.

A conferência contou com a presença dos Embaixadores, Delegados permanentes junto da UNESCO dos países africanos membros do Conselho Executivo, assim como, membros da sociedade civil de França, especialistas, decisores económicos entre outros.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates