A Direcção da FESA, chefiada pelo seu Director Geral Dr. João de Deus recebeu, no dia 22 de Maio de 2017, na sua sede, o Professor Horace Campbell, actual responsável pela cadeira de Estudos Africanos da Faculdade Kwame Nkruma, afecta à Universidade do Gana. 

Na reunião, esteve em discussão a cooperação entre a Universidade do Gana e a Fundação Eduardo dos Santos para a realização de dois importantes projectos, nomeadamente:

  • 2º Festival Intelectual e Cultural Pan-Africano sob o tema "África Global 2063: Educação para a Reconstrução e Transformação" e;
  • Conferência sobre a batalha do Cuíto Cuanavale.

O Festival, que terá lugar do dia 25 de Junho - 1 de Julho de 2017, reflecte os fundamentos ideológicos, intelectuais e culturais de Kwame Nkrumah sobre uma África unida. Este encontro procurará analisar e investigar, de uma forma crítica, o papel central da educação e do conhecimento na formulação da agenda sobre o desenvolvimento.

O Professor Horace Campbell, realizou uma extensa pesquisa sobre a batalha do Cuíto Cuanavale, que completará 30 anos no próximo ano, desde a derrota do exército Sul Africano no Cuíto Cuanavale, razão pela qual é proposta a realização de duas conferências para consciencializar as populações sobre tal facto e o lugar que o mesmo simboliza para a história de África.

Com esta iniciativa, entre a FESA e a Faculdade Kwame Nkruma da Universidade do Gana, pretende-se estreitar a cooperação entre as duas instituições, almejando o estabelecimento de um Protocolo de Cooperação que tem como principal objectivo promover o Pan-Africanismo na Juventude citando, como exemplo, a necessidade de um maior conhecimento das figuras históricas como Kwame Khruma e Agostinho Neto, na sua actuação e influência como lideres e promotores do Pan-Africanismo e da liberdade dos povos.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates