Um sistema de tratamento e abastecimento de água potável construído de raiz foi inaugurado, no dia 20 de Março de 2017 no sector do Gove, município da Caála, província do Huambo, devendo beneficiar cerca de dez mil habitantes.

Inaugurado pelo governador João Baptista Kussumua, o sistema foi construído em onze meses pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA) em parceria com a Fundação Elecnor com sede em Madrid, Espanha no valor cento e quarenta e dois milhões seiscentos e oitenta e cinco mil trezentos e oitenta e seis Kwanzas (142.685.386 kz) e tem capacidade de armazenamento de 100 metros cúbicos de água.

O Projecto H2OME contemplou também a construção de quatros chafarizes, um fontenário, parque infantil e uma biblioteca totalmente equipada com meios informáticos e livros. 

O governante disse que o acesso a água potável, por parte de todos os residentes, é um objectivo que o governo terá sempre em consideração para o melhoramento das condições de vida da população.

Reafirmou a necessidade de se reforçar a cooperação com organizações nacionais e estrangeiras para a consolidação do programa do governo “Água para todos” e recomendou as autoridades locais e a população do Gove para preservarem o empreendimento. João Baptista Kussumua, destacou também o gesto da FESA na busca de parcerias com elevação técnica para tornar robusta as suas ações que representam contribuições valiosas na solução dos problemas da localidade do Gove e na melhoria da qualidade de vida da população.

Por seu turno, o representante da FESA, o Curador Puna Zau que representou o Presidente da Fundação Eduardo dos Santos, Dr. Ismael Diogo da Silva, referiu que a construção das infraestruturas representa um plano interventivo da instituição no auxílio às comunidades rurais, para melhorar as suas condições de vida e estimular o desenvolvimento sócio-económico da população. Ressaltou a importância da água na vida das populações e a participação deste projecto pioneiro em África possuir o espaço multiuso com biblioteca e espaço para outras actividades sócio educativas, e ainda o parque infantil para uma ocupação útil dos tempos livres das crianças do Gove.  

E o Presidente da Fundação Elecnor, Fernando Arteche, valorizou a infraestrutura agora inaugurada que contempla também uma componente lúdica, para além das actividades formativas e reconheceu a importância da parceria entre as duas Fundações.

No final da cerimônia de inauguração foi assinado o título de doação ao governo da província do Huambo, onde ficou expresso que a Estação de tratamento de água potável do Gove deverá ser utilizada exclusivamente em benefício conectivo do povo angolano.

Para além de representantes do governo provincial do Huambo, o acto inaugural foi prestigiado pelo Secretário de Estado das águas o Engº Luís Filipe da Silva, por representantes da Elecnor, representantes da Embaixada do Reino de Espanha em Angola, autoridades religiosas, tradicionais, estudantes e membros do Conselho de Curadores da FESA,  encabeçados pelo Director Geral, Dr. João de Deus e os curadores Joaquim Duarte,  Francisco Fortunato, Luísa Grilo e Eduardo Magalhães.

Fotos do Evento

Projecto H2OME

Assinatura do Termo de Entrega - Presidente da Elecnor, Governador do Huambo e Representante da FESA

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates