Biografia

1518 chamada 01fec40ede36441549470a60783372fabrNjQweDM0Mw

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, nasceu em Luanda, no dia 28 de Agosto de 1942, filho de Eduardo Avelino dos Santos e de Jacinta José Paulino.

Foi baptizado na Pároquia de São Paulo, em Luanda no dia 28 de Março de 1948. Frequentou a Escola Primária da Missão de São Paulo e da Igreja Metodista e fez o ensino Secundário em Luanda, no Liceu Salvador Correia.

Licenciou-se, em 1969, em Engenharia de Petróleos no Instituto de Petróleos e Gás de Baku (na antiga União Soviética).

É casado desde 17 de Maio de 1991 com Ana Paula dos Santos.

Músico, Compositor, Desportista, amante de Literatura. Ainda hoje, dedica-se à prática de desporto e procura ler todos os livros publicados referentes a Angola, desde o romance ao ensaio.

Em 1998, José Eduardo dos Santos revelou-se um estadista à altura do momento delicado que o país atravessava, por não ter recorrido ao estado de sítio ou de emergência, mantendo em funcionamento todas as instituições democráticas do país e assegurando assim os direitos, as liberdades e as garantias dos cidadãos.

Graças à implementação de um programa multilateral de resistência nacional contra a guerra, de sua inciativa, a República de Angola alcançou, finalmente, a Paz formalizada numa cerimónia que teve lugar em Luanda no dia 4 de Abril de 2002.

Tem-se vindo a destacar na consolidação da CPLP na qual assumiu a Presidência no período de 2010 a 2012. Esteve igualmente à frente dos destinos da SADC no período de 2002 á 2003 e de 2011 à 2012, conferindo uma dinâmica à organização regional, unanimemente reconhecida e assume de momento a Presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.

Deve-se ainda a JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS a grande viragem da economia angolana quando através de programas de estabilização macro-económicos, se conseguiu alcançar uma significativa redução da inflação e consequente estabilização dos preços e da moeda nacional.

Paralelamente, empreendeu a reconstrução das infra-estruturas económico-sociais e a criação de sinergias para o crescimento do país rumo ao desenvolvimento assente no relançamento da produção nacional fundado na diversificação da economia através de incentivos não petrolíferos.

No dia 7 de Setembro de 2012, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, foi proclamado Presidente da República de Angola em virtude dos resultados das Eleições Gerais de 31 de Agosto de 2012, tendo sido empossado nestas funções em 17 de Outubro do mesmo ano.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates